Como melhorar a sua Comunicação

Quando foi a última vez que você parou para prestar atenção na forma como se comunica? Seu tom de voz, sua postura corporal ou até mesmo o tipo de linguagem que prefere utilizar; se é mais formal ou informal, por exemplo. Costumo falar que Comunicação é uma ferramenta que te aproxima dos seus objetivos, ou mesmo te afasta deles se não for bem utilizada.

Com certeza você conhece alguém que tem bastante conhecimento em determinado assunto e não consegue comunicá-lo de maneira envolvente ou até mesmo clara. O contrário também acontece: há pessoas que, mesmo sem tanta bagagem técnica ou conhecimento aprofundado, estão aí, conquistando mais e mais clientes, porque se comunicam bem.

O segredo está no caminho do meio. É preciso investir nas suas habilidades de Comunicação e Oratória sem esquecer o cuidado com o conteúdo que será transmitido, pois ele é a base que sustentará todo o seu discurso.

Há alguns caminhos para acelerar isso, como ter objetivos claros de onde você quer chegar e, principalmente, porque quer alcançar isso. Depois, é importante traçar um plano de ação que contenha etapas bem definidas e objetivos visíveis. E é no sentido literal mesmo: objetivo visível é tudo aquilo que poderia ser filmado. Por exemplo, se você quer falar melhor em público, como isso seria na prática? É num palco durante uma palestra? Ou numa reunião de trabalho? Sentada ou em pé? Como estaria a sua imagem pessoal? E quanto ao conteúdo? Sobre o que estaria falando?  Pense nos mínimos detalhes e pronto: você tem um objetivo claro em mente. A partir daí, o segredo é trabalhar para que ele se torne realidade. E, óbvio, isso não é do dia para a noite. Há uma longa jornada de autoconhecimento para descobrir suas forças pessoais e onde estão seus pontos de ajuste de alavanca – aqueles que se você colocar energia para resolver, são capazes de melhorar outras áreas da sua vida também. Porque a forma como se comunica é resultado do que você faz.

Se você chegou até o final deste texto, certamente é porque se interessa pelo assunto ou vê necessidade de desenvolver essa habilidade tão importante. Minha dica de ouro é: invista no seu repertório. Busque expandir sua visão de mundo, se permita conversar com pessoas que pensam diferente de você e encare tudo isso como oportunidade de crescimento. Lembre-se que o maior investimento que pode fazer na vida é em você mesmo (a). Busque se conhecer melhor e passe a reparar com mais atenção na forma como escolhe e articula as palavras. E como o seu corpo, seu tom de voz, roupas e atitudes comunicam a sua mensagem. Ao menor sinal de incongruência, ajuste a rota. Se você se sentir confortável, peça feedbacks de pessoas de diferentes contextos: da família, do trabalho e dos ambientes sociais que participa. Permita-se montar esse quebra-cabeça para ver com mais nitidez o retrato da sua Comunicação hoje. Estar em contato com essa verdade vai te trazer um poder que ninguém mais poderá tirar.

Compartilhar: